zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Forças Armadas - 18/08/2015 - 09h57

Comando Militar do este enaltece trabalho de agentes da Iagro na Operação Ágata 9




Divulgação

Por Leandro Silva do Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – O Major de Exército, Jorge Luiz Pantaleão Pereira, responsável pelo Centro de Coordenação de Operações Logísticas da ‘Operação Ágata 9’ enviou a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em nome dos integrantes do Comando Militar do Oeste (CMO), um expediente onde falou sobre a importância da atuação da agência naquela operação.

Major Jorge destacou o empenho da equipe, agradecendo-os em nome do Diretor-Presidente, Luciano Chiochetta, da Vice-Diretora Presidente, Marina Hojaij Carvalho Dobashi, e ainda da Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, da Doutora Marcia Arakaki Rabelo, e congratulando-os pela excelência na função de apoio a operação. “Tanto a participação efetiva da Agência durante as fases de planejamento da Operação Ágata 9, quanto os trabalhos de fiscalização e palestras proferidas durante a fase de execução e a ajuda prestada por ocasião das perguntas formuladas pelo Ministério da Defesa, demonstram a seriedade e a importância da Iagro para o Estado do Mato Grosso do Sul”, completou.

Segundo o Major, o grupo que participou da operação, teve a oportunidade de aprender sobre a forma de atuação da Agência e conhecer ainda mais sobre doenças infectocontagiosas dos rebanhos. Ele classificou a experiência como sendo impar e gratificante para os integrantes do CMO.

Em outro trecho do documento ele observa: “É de nosso conhecimento que, devido as dimensões do estado, a quantidade e tipos de rebanhos existentes e o número de agentes da agência em relação à sua área de atuação, constituem-se em óbices nos trabalhos da IAGRO. Mas é objeto de admiração saber que, o empenho despendido por seus agentes e os resultados altamente positivo alcançado pela agência, são fruto de planejamento, coordenação, liderança e profissionalismo”, destaca.

Para Luciano, fica claro o cumprimento com êxito das funções da Agência no apoio ao trabalho que ele classifica como fundamental, a operação Ágata 9.

A Operação

A Operação Ágata 9, é realizada em toda extensão da fronteira oeste brasileira, iniciada em 22 de julho e encerrada em 31 de julho, atingiu plenamente os objetivos propostos. Com objetivo de combater os crimes transfronteiriços, a operação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), e com a participação do Ministério da Justiça. A Área de Operações Oeste compreende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia, cerca de 4.500 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai.

Na operação, que contou com apoio de 340 viaturas, 76 embarcações e 26 aeronaves, após 50.362 vistorias em veículos e embarcações e nove interceptações de aeronaves suspeitas, nos quatro Estados, foram apreendidas 4 toneladas de drogas, cerca de 1.260 m³ de madeira ilegal, 13 mil litros de combustível e realizadas 34 prisões, com a participação de militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em integração, agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Militar e Civil e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC) e a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 9 realizou ações cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. Foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, realizadas atividades de prevenção de saúde e distribuídos medicamentos.

Kelly Ventorim – Sepaf

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
31/05/2017 - 16h15
Distrito Naval em Ladário comemora Batalha Naval do Riachuelo
31/05/2017 - 09h01
Exército anuncia doação de área para Parque Tecnológico de Ponta Porã
25/05/2017 - 11h43
Forças Armadas começam a deixar Esplanada dos Ministérios
15/05/2017 - 13h40
Marinha abre inscrições para oficiais e prova poderá ser feita em MS
26/04/2017 - 16h02
Marinheiros realizam curso de manejo rural
 
Últimas notícias do site
25/07/2017 - 16h35
Acelerador trava durante teste, ultraleve capota e fere piloto no pé esquerdo
25/07/2017 - 16h02
Divulgada marca da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais
25/07/2017 - 14h16
Rádios do MT e MS assinam contrato para funcionar em FM
25/07/2017 - 10h21
SOS Mata Atlântica monitora a qualidade da água dos rios de Mato Grosso do Sul com o auxílio de voluntários
25/07/2017 - 10h14
Famílias indígenas recebem alimentos da Conab em MS
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.