zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 27/07/2015 - 09h03

Cuidado com a depressão pós-férias

Retorno ao trabalho pode trazer dor de cabeça para muitos funcionários. Veja como identificar e evitar esse mal que atormenta mais de 20% dos brasileiros




Por Assessoria de Imprensa - Conselho Federal de Administração (CFA) / Redação Pantanal News

Faltam poucos dias para o mês terminar e com ele as férias de muitos trabalhadores. É hora de voltar ao trabalho com muita disposição, certo? Errado! O retorno à rotina laboral tem causado estresse e levado vários profissionais a sofrer de depressão pós-férias. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), esse mal aflige 23% dos brasileiros.

O estudo ouviu 540 profissionais de 25 a 60 anos de idade, com uma média de tempo de trabalho de 12 anos. A pesquisa mostrou que os trabalhadores que sofrem com depressão pós-férias apresentam dores musculares, cefaléia, cansaço, angústia e a ansiedade. A maioria, 68%, afirmou usar medicamentos e 52% recorrem ao consumo de bebidas alcoólicas para aliviar esses sintomas.

Mas, afinal, o que vem a ser depressão pós-férias? De acordo com o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello, os sinais começam a aparecer quando o funcionário volta ao trabalho. Nessa fase, é comum o desânimo, a descontração, mal-estar e falta de vontade para realizar as tarefas. “Esses sintomas costumam ser passageiros para a maioria, mas se eles persistirem por mais de duas semanas é hora ligar o alerta vermelho e procurar um especialista”, explica.

O presidente conta que a depressão pós-férias é um indicativo de que o funcionário está insatisfeito com o trabalho. A sua afirmação é comprovada pela pesquisa da Isma-BR. O estudo revelou que 93% das pessoas vítimas desse mal estão descontentes profissionalmente. “Pressão, falta de perspectivas de ascensão profissional ou conflitos frequentes com colegas são alguns dos fatores que contribuem com este sentimento de insatisfação”, diz o presidente do CFA.

Para evitar que o desânimo transforme-se em depressão, o funcionário precisa rever seus objetivos profissionais. Um dos caminhos é mudar de emprego. “Essa é a melhor saída para quem está descontente. Esta atitude deixará o profissional livre para buscar um emprego que proporcione mais satisfação”, afirma Sebastião Mello. Outra opção apontada pelo presidente é tentar se adaptar a rotina. “O funcionário que está insatisfeito, mas não quer abrir mão do emprego precisa buscar compensações para a falta de motivação. Essa compensação pode ser um trabalho voluntário ou a prática de um hobby prazeroso”, sugere.

Quem deseja reduzir as chances de sofrer de depressão pós-férias pode, ainda, fracionar as férias caso haja acordo prévio com a empresa. Além disso, recomenda-se que o profissional não protele o período de descanso. “Ficar muito tempo sem tirar férias pode prejudicar a saúde e comprometer, inclusive a produtividade dentro da empresa”, finaliza o presidente do CFA, lembrando que a depressão pós-férias é grave e exige cuidado médico. “A pessoa precisa se submeter a um tratamento com terapias ou, até mesmo, com remédios”, alerta.

Sobre o CFA – O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, tem como missão promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. Ele é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
09/10/2017 - 13h29
Epopeia Acreana - Parte VI
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.