especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Economia - 25/07/2015 - 06h48

Rota do Desenvolvimento fortalece o interior e transforma economia de Mato Grosso do Sul




Fotos: Divulgação




Por Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – A primeira edição da Rota do Desenvolvimento, que aconteceu de 21 a 23 de julho no município de Nova Andradina contou com a participação de 800 pessoas – pequenos comerciantes, produtores rurais, potenciais empreendedores, empresários e representantes dos municípios – que usufruíram das 200 atividades gratuitas e serviços especializados oferecidos na estrutura montada no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A ação foi realizada pelo governo do Estado e Sistema S, em parceria com outras 40 entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fortalecer os municípios do interior e criar um novo paradigma de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade, descentralização e diversificação.

“A Rota do Desenvolvimento é uma ação estratégica do governo do Estado e uma parceria inédita da administração estadual com o setor produtivo. É ainda um compromisso assumido pelo governador Reinaldo Azambuja de estabelecer uma nova economia para o Estado, promovendo o desenvolvimento equilibrado das regiões do interior, estimulando o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs) com sustentabilidade, ciência, inovação e tecnologia”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna. Ele representou o governador e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck no evento.

“O governo estadual vestiu a camisa dos pequenos negócios, que representam 98% das empresas instaladas em Mato Grosso do Sul. Precisamos dar condições para que esses empreendedores, que são pequenos agora, vislumbrem um novo leque de oportunidades e possam, inclusive, se expandir”, afirmou Ricardo Senna. Ele lembrou ainda que a Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), que está ligado ao Plano de Desenvolvimento da Nova Economia Sul-Mato-Grossense (Pronova).

Atendimentos e parceria de sucesso

A parceria do governo do Estado com o Sistema S e outras 40 entidades representativas do setor produtivo fortaleceu o interesse comum de promover o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e proporcionou condições diferenciadas de se identificar oportunidades em momentos de crise. Nos três dias de realização da Rota do Desenvolvimento, cerca de 800 pessoas, entre microempreendedores individuais, produtores rurais, proprietários de micros e pequenas empresas puderam usufruir de atendimento especializado nas áreas de crédito, gestão, empreendedorismo, capacitação profissional, serviços educacionais, normas técnicas, educação, licenciamento ambiental e cooperativismo.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e Agência Estadual de Metrologia de MS (AEM-MS) – tirou dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenciamento ambiental e realizou palestras e dezenas de atendimentos com orientações sobre legislação e prevenção.

Os irmãos Rafael e Bruno Yassunaka, da empresa BSY Consultoria Ambiental – que atua em Nova Andradina – foram atendidos pelos técnicos do Imasul e elogiaram a Rota do Desenvolvimento. “É um evento de grande importância e auxílio para o nosso trabalho e também de nossos clientes”. Rafael e Bruno tiraram várias dúvidas ligadas ao novo manual de licenciamento ambiental e sobre o CAR.

Nos três dias de evento, várias oficinas gratuitas foram oferecidas aos participantes pelo Sebrae-MS, como as de Compras Governamentais; Atendimento ao Cliente; Vendas pelas Redes Sociais; Marketing para minimercados; Acesso ao Crédito; Layout de Lojas e Vitrines; Gestão Financeira; Formação de preços; Construção de tanques para peixes; Pecuária Leiteira; Higiene e Manipulação de Alimentos; Técnicas de cobrança; Mercado dos Games; Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; Fluxo de Caixa; entre outras.

O público teve à disposição, nos períodos da manhã e tarde, representantes da Agenfa, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, CGU, Corpo de Bombeiros, Delegacia Regional do Trabalho (com emissão de Carteira de Trabalho e consulta ao FGTS), HSBC, IEL, OCB/MS, Prefeitura de Nova Andradina, Procon, Receita Federal, Sebrae, Senac, Senai, Senar, Sesc, Sesi, Sest Senat, Sicoob, Sicredi, Subjuv, UEMS e Vigilância Sanitária. Unidades móveis do Senai e da Energisa ofereceram ainda cursos sobre eficiência energética, panificação e informática, além da emissão de CPF.

Os serviços oferecidos pela Rota do Desenvolvimento também deram condições para a transformação da vida de algumas pessoas que procuraram o local. Foi o caso de Delvair Gonsalves, 47 anos e Fábio Henrique Gonsalves, 41. Há mais de 25 anos eles trabalhavam na informalidade, no ramo da construção civil. Na quarta-feira (22), os dois saíram com seus alvarás, em mãos, de Micro Empreendedor Individual (MEI), emitidos pela prefeitura de Nova Andradina – parceira do evento. “A gente precisava emitir nota fiscal, pois os serviços que têm aparecido estão exigindo. A gente achava que abrir firma era complicado, mas foi tudo muito rápido”, disse Fábio.

Orientação e democratização

Na quinta-feira (23), os técnicos do governo do Estado ministraram palestras aos participantes que procuraram a Rota do Desenvolvimento. Servidores do Imasul deram orientações e tiraram dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural a consultores da região. O diretor da AEM-MS, Nilton Rodrigues e a diretora técnica da Agência, Luciana Boni Cogo, esclareceram dúvidas de agentes municipais e comerciantes sobre questões relacionadas ao Inmetro.

Outra atividade acompanhada pelo governo, por meio da Semade, foi a reunião de potenciais empreendedores com os agentes financeiros do Fundo de Investimentos do Centro-Oeste (FCO).Deste encontro participaram os gerentes do Banco do Brasil de Nova Andradina, Augusto César Lima e Bruno Queiroz Bagatim, juntamente com o consultor do Sebrae, Alcenir Calazans. A intenção do governo é democratizar e desmistificar o FCO, principalmente para os pequenos empreendedores.

Na avaliação do prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, a Rota do Desenvolvimento “é mais uma demonstração da preocupação e atenção do governador Reinaldo Azambuja com os municípios do interior do Estado”. Segundo ele, o conhecimento repassado aos empresários é fundamental para os empreendimentos crescerem.

Ainda em 2015 a Rota do Desenvolvimento passará pelos municípios de Coxim, Dourados e Três Lagoas. A programação das próximas edições estará disponível, em breve, no sitewww.rotadodesenvolvimentoms.com.br.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
08/01/2018 - 06h50
Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2008 a 2017
04/01/2018 - 08h18
Salário dos 75 mil servidores de MS está disponível para saque
03/01/2018 - 09h26
Salário dos servidores de MS estará na conta amanhã, confirma secretário
02/01/2018 - 08h44
Preços da gasolina e do diesel terão a primeira variação de 2018
29/12/2017 - 15h40
Salário mínimo será de R$ 954 a partir de primeiro de janeiro
 
Últimas notícias do site
18/01/2018 - 10h35
Carnaval de Corumbá: inscrições para concurso de fantasias seguem até 31 de janeiro
18/01/2018 - 09h13
Após Exército, Marinha também entra na luta contra o Aedes aegypti em Corumbá
18/01/2018 - 08h35
PMA prender caçador com armas e munições
18/01/2018 - 08h05
CCZ faz no domingo ação para adoção de gatos e cães resgatados na Capital
18/01/2018 - 07h52
PMA captura tamanduá-mirim em rua de bairro da Capital
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.