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Artigos - 21/07/2015 - 06h10

Amazona​s II - Santarém/Porto de Santana VII

Macapá, AP – Almeirim, PA















Por Hiram Reis e Silva (*)

Uma estranha sensação tomou conta de mim em Macapá, AP. Uma dor desconhecida afligia minha alma causando um profundo desconforto a todo meu ser. Cada órgão, cada célula do meu corpo estava impregnado de uma assombrosa sensação de vazio, uma intensa angústia que me atormentava cruelmente. 

A conclusão de um Projeto que se iniciara no dia 1° de dezembro de 2008 e que ora se concluía longe de me alegrar trazia consigo um abissal desconforto. A “Descida do Juruá”, a mais desafiadora de todas do “Projeto Desafiando o Rio-mar” tinha sido reconhecida e festejada por mim, pelos meus parceiros de jornada, pelos meus amigos mais caros, minha querida família e pela própria mídia. Teriam faltado desafios maiores nessa descida? Certamente que sim. Cumpri cada etapa planejada, vasculhei belos sítios arqueológicos conheci pessoas maravilhosas mas apesar de tudo a nostalgia me acompanhou diuturnamente. Deixar para trás tudo isso me incomodava e me entristecia profundamente. 

19.03.2015 (quinta-feira) – Macapá, AP – Foz do Rio Cajari, AP 

Partimos do Porto de Santana às 08h00. O Marcos nos conduziria até Almeirim, PA, onde o Mário subiria a bordo. Ainda faltavam duas horas para o pico da maré baixa de modo que enfrentaríamos até à tarde a força da torrente do poderoso Amazonas. A variação da Maré oscilaria, neste dia, de 0,0 m a 3,3 m o que provocou um sensível atraso na nossa jornada. A Delta, na parte da manhã e início da tarde, raramente conseguia ultrapassar os 08 km⁄h e nos preparamos para aportar na Foz do Cajari. O Marcos desdobrava-se alternando entre o leme e o fogão e tive, várias vezes, de auxiliá-lo pilotando a Delta que se arrastava languidamente pelas águas barrentas do Rio-mar. À tarde a velocidade aumentou lenta e progressivamente, o pico da maré cheia acontecera às 14h53. 

[...] afluir nos seus grandes afluentes, tornando-se ilogicamente tributário dos próprios tributários [...] (CUNHA, 2000) 

Aportamos no nosso destino, a 150 km da Foz do Amazonas, às 18h20, com uma média sofrível de 9,7 km⁄h. Quando chegamos, a parte superior do trapiche da Comunidade Santa Ana estava a 30 cm acima do nível das águas que ainda continuavam a subir embora o pico da maré cheia tivesse ocorrido às 14h53. As águas do Amazonas afluíam cada vez mais rapidamente para dentro do Rio Cajari transformando-o temporariamente em tributário de um de seus inúmeros tributários. Às 21h00, quando fui me deitar, as águas tinham coberto o trapiche que estava exatamente a 50 cm da superfície das águas. 

20.03.2015 (sexta-feira) – Foz do Rio Cajari, AP – Almeirim, PA

Partimos às 06h30, a escuridão era total. Às 08h40 passou por nós, vindo de Manaus, o Seabourn Quest, um belíssimo transatlântico, construído na Itália com um design extremamente arrojado, de propriedade da Companhia de cruzeiros Seabourn, baseada na cidade americana de Seattle. 

Conseguirmos falar, pelo celular, com o Mário que já estava nos aguardando em Almeirim e solicitamos a ele para que fizesse uma reserva em um hotelotel de Almeirim. Íamos chegar às 20h30 e sendo sexta-feira seria difícil. Navegamos 160 km, durante 14 horas, uma média de 11,4 km⁄h, ligeiramente superior à de ontem. A cada quilometro que nos afastávamos da Foz do Amazonas ia diminuindo lenta e progressivamente a influência das marés em relação à velocidade da correnteza do “Mar Dulce”.  

O Mário nos aguardava na rampa de jusante do Hidroporto de Almeirim e nos conduziu até o hotel. À noite, fizemos contato com nosso guia Ricardo Costa Netto e programamos, para a manhã de sábado, uma ida na sua lancha até a cidade de Gurupá. 

21.03.2015 (sábado) – Gurupá, PA 

O Rio-mar parecia um grande Lago, não havia maresia, o deslocamento fluvial, de 120 km, foi vencido em pouco mais de duas horas e aportamos, em Gurupá, às 12h35. Antes de aportar fizemos um reconhecimento do Forte de Santo Antônio de Gurupá por água. O prédio da Prefeitura, a Igreja e mesmo o Forte estão mal conservados. A cidade é suja e nada atraente. A viagem de volta foi, igualmente serena e sem contratempos. 

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM - RS);

Sócio Correspondente da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

E-mail: hiramrsilva@gmail.com;

Blog: desafiandooriomar.blogspot.com.br

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