zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 29/06/2015 - 10h50

Pais nas férias de julho




Divulgação

Por *Tania Fontolan

Paz. Essa é a palavra que muitos de nós, adultos, desejamos quando pensamos em nossas férias, seja ao procurar por uma viagem, ou mesmo se ficarmos em nossas residências. Sentimos uma certa necessidade de recarregar as energias nesse período, espairecer a mente para retomarmos com mais força e prontos para encarar mais um ano de trabalho. Isso não é exclusividade de quem vive nos grandes centros, mas de qualquer pessoa que tenha os dias agitados e veja as férias como um momento de diminuir o ritmo da atividade física e mental.

Certamente, paz, recarregar as energias e diminuir o ritmo da atividade não são as aspirações mais desejadas dos nossos filhos quando pensam nas férias deles, seja no final do ano ou agora, em julho. No atual momento do ano, porém, o clima não é de férias “generalizadas”, uma vez que as escolas costumam se manter ativas, inclusive para oferecer cursos e opções de atividades para abrigar alguns desses estudantes (no Brasil, de acordo com o último Censo, são 50 milhões de crianças e jovens na Educação Básica). Muitas dessas escolas oferecem passeios em parques, visitas a teatros, viagens, acampamentos e, sobretudo, dentro de suas dependências, cursos de aperfeiçoamento, atividades esportivas, entre outra série de atividades interessantes e representativas, úteis para a formação dos estudantes. 

Os pais, por sua vez, necessitam continuar trabalhando e, ao mesmo tempo, cuidar do tempo em que seus filhos estarão sob sua atenção e quando não estiverem presentes. Isso sob um olhar prático, num aspecto logístico. Basta perguntar para qualquer criança o que ela deseja nas suas férias: somente ficar com os amigos da escola ou também curtir os pais? E esses pais, o que têm feito para se manter junto aos filhos?

Uma pesquisa recente nos EUA, feita pela Universidade de Washington, revelou que 44% dos pais submetidos à prática de cuidado dos filhos, enquanto utilizavam smartphones, não conseguiram responder aos pedidos das crianças. Um claro exemplo de como estar ausente em corpo presente. Um detalhe importante na pesquisa: apenas 28% deles utilizavam esses equipamentos para trabalhar, mostrando que, mesmo em um momento descontraído, dividir a atenção dos filhos com um celular na mão quer dizer, praticamente, não dar atenção à criança.

Isso mostra o quanto às vezes podemos estar sendo negligentes, ainda que bem intencionados, com a educação de nossos filhos. Educar não é apenas dar estrutura e pagar cursos e passeios. É, acima de tudo, dar toda a sua atenção, participar, brincar com eles. 

Por isso, agora não é hora de recarregar as energias físicas, de buscar calmaria, paz. É hora de nos doarmos um pouco mais, de sermos um pouco mais pais de nossos filhos, de tentar terceirizar o mínimo possível os cuidados para com eles, de brincar e se divertir, de sermos plenos enquanto estivermos juntos. 

*Tania Fontolan é antropóloga, historiadora, especialista em administração escolar e, atualmente, é diretora do Sistema Anglo de Ensino da Somos Educação.

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/09/2017 - 09h11
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte III)
04/09/2017 - 09h06
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte II)
04/09/2017 - 09h01
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte I)
28/07/2017 - 16h47
Chapéu Bandeirante
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
 
Últimas notícias do site
20/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
20/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
20/09/2017 - 16h40
Blairo Maggi vem a MS para inaugurar frigorífico de jacarés em Corumbá
20/09/2017 - 16h10
Greve nos Correios inicia com paralisação em 25 municípios de MS
20/09/2017 - 16h01
Com clássicos da MPB, Padre Fabio de Melo faz show acústico em MS
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.