especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Política - 25/06/2015 - 06h00

Assembleia Legislativa firma parceria em apoio aos Pequenos Negócios




Fotos: Wagner Guimarães/ALMS










Por Portal ALMS / Redação Pantanal News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul participou nesta quarta-feira (24) do lançamento do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq). O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), assinou o Termo de Cooperação Técnica do programa que tem intenção de aumentar a produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas do Estado. Representantes do Poder Executivo, dos municípios e entidades de classe também assinaram o documento elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

"As micro e pequenas empresas são as grandes geradoras do emprego, movimentam a atividade econômica e aumentam o recolhimento de impostos. São estas empresas que ajudam a promover o desenvolvimento econômico do Estado. A Assembleia Legislativa, focada no desenvolvimento sustentável e na superação dos períodos de crise, é parceira do programa que deverá ajudar a fortalecer as atividades e incentivar a abertura de novos pequenos negócios, gerando emprego e renda que a população necessita", enfatizou Junior Mochi. A solenidade, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos.

A importância do setor pode ser medida pelos dados de 2013 que registraram 113.959 pequenos negócios em Mato Grosso do Sul, ou seja, 99% do total de empresas no Estado era formado de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No mesmo ano, os pequenos negócios geraram 280 mil empregos. "É uma ação do governo do Estado em um momento difícil da economia do País. Aqui, a gente pode ver o implemento da economia, geração de empregos, redução da alíquota do ICMS sobre o diesel e agora o apoio ao micro e pequeno empresário. Não tenho dúvida que irá gerar mais emprego e renda", declarou o deputado Professor Rinaldo (PSDB).

Para o governador Reinaldo Azambuja, "apoiar os pequenos negócios significa criar condições para ampliar a geração de emprego, trabalho e renda no estado, é contribuir para aumentar a produtividade e competitividade dos negócios empresariais e, consequentemente, tornar nossa economia mais forte e principalmente mais resistente as crises”. O deputado Beto Pereira (PDT) também acredita que o programa fortalecerá a economia. "Este desenvolvimento, quando acontece por meio das pequenas empresas, é pulverizado e sofre menos com as crises em determinados momentos. Porque quando se tem uma crise e há dependência de um único setor, toda a cadeia produtiva é prejudicada”, explicou o parlamentar.

Já o deputado João Grandão (PT), destacou a necessidade de levar as propostas para o meio rural. "Eu tenho a convicção da participação ativa da Assembleia nas ações que buscam o bem estar e a inclusão social. Neste programa, deve estar envolvida a agricultura familiar, da qual sou defensor. Precisamos criar pequenos negócios também no campo", disse. Para Onevan de Matos (PSDB), “a Assembleia Legislativa tem procurado atuar em todos os projetos que visam melhoria e condição de vida do nosso povo para fortalecer o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Este projeto é de fundamental importância porque precisamos gerar riqueza e emprego para o nosso Estado".

Descomplicar - Além da assinatura do termo pela Assembleia Legislativa para a criação de um ambiente de negócios que estimule o aumento da competitividade, durante a solenidade de lançamento do Propeq também foram empossados os membros do Fórum Estadual Permanente da Microempresa e assinado o Termo de Cooperação Técnica da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O ministro Afifi Domingos palestrou e reiterou a necessidade do poder público facilitar a vida de quem quer produzir. "Precisamos descomplicar, desburocratizar", disse Afif, que também elogiou a inciativa do governo do Estado.

“Importante a visita do ministro Guilherme Afif. A iniciativa fortalece nosso empresariado juntamente com a economia. Mato Grosso do Sul precisa de desenvolvimento e de geração de emprego e este é o caminho que estamos trilhando. Almejamos o apoio do ministério e do governo Federal para a concretização disso”, afirmou Felipe Orro (PDT). O deputado Renato Câmara (PMDB), por sua vez, destacou a integração. “A reunião de todas as forças públicas no direcionamento é fundamental. A presença do ministro, do governo estadual e da Assembleia Legislativa fortalece a promoção do desenvolvimento. A participação da Casa de Leis é de extrema importância, porque ela faz o trabalho de validar as novas leis e os encaminhamentos para melhoria de vida da população sul-mato-grossense", finalizou o parlamentar.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
30/11/2017 - 09h34
Deputado Dr. Paulo Siufi recebe Prêmio Amigo do Cotolengo
29/11/2017 - 16h00
PL do deputado Dr. Paulo Siufi que proíbe linha chilena em pipas passa em 2ª votação
28/11/2017 - 10h01
Protesto não impede e Assembleia aprova reforma por 13 votos a 7
28/11/2017 - 07h08
Em dia de votação, ‘tropa de choque’ cerca Assembleia e Governadoria
27/11/2017 - 12h40
Siufi entrega a Puccinelli Comenda e Diploma de Honra ao Mérito legislativo
 
Últimas notícias do site
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
11/12/2017 - 06h40
Semana começa sem chuva em boa parte de MS e máxima chega aos 38ºC
08/12/2017 - 15h54
Final de semana será de chuva e temperaturas altas em todo MS
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.