zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 17/06/2015 - 08h26

Mostra de Cinema no Museu da Imagem e do Som celebra 107 anos de imigração japonesa no Brasil















Por Karina Lima do Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – O Museu da Imagem e do Som, unidade museológica da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza de 22 a 26 de junho de 2015 a Mostra de Cinema Japonês. A Mostra é realizada em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB), e faz parte das comemorações da imigração japonesa no Brasil, que teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista.

Em sua quinta edição, a Mostra apresentará cinco filmes premiados, sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de MS, com entrada franca. As produções dão um panorama dos filmes japoneses, com temas diversos e abrangentes. A curadoria é, mais uma vez, de Jean Albernaz.

O cinema japonês é um dos cinemas mais plurais do mundo, existe um universo de estilos, temas e formas completamente diferentes entre si. Mas qualquer um que assista a um filme japonês percebe um certo deslocamento, algo difícil de se materializar em palavras mas que está lá presente em todos os seus filmes, seja na comédia comercial mais pueril ou em um documentário social. Alguns críticos ousam dizer que existe uma “japonesidade” inerente ao que eles produzem mesmo quando tentam copiar o cinema ocidental, que ao absorver o que é de fora, misturam com as suas tradições e quando devolvem ao mundo é algo que só poderia ter sido produzido no Japão.

Os filmes a serem exibidos são o drama em preto e branco “Intendente Sansho” (Sanshô dayû), de Kenji Mizoguchi; a animação “O Conto da Princesa Kaguya” (Kaguyahime no monogatari), de Isao Takahata; “A Maldição da Mulher Cega” (Kaidan Nobori Ryu), de Teruo Ishii; “O Cão que Guarda as Estrelas” (Hoshi Mamoru Inu), de Tomoyuki Takimoto, e “Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?” (Título em inglês: Why Don’t You Play in Hell), de Shion Sono.

O coordenador do MIS, Alexandre Sogabe, explica que a curadoria de Jean Albernaz vem trazer um panorama muito interessante sobre a produção do Cinema Japônes. “O filme ‘Intendente Sansho’ é considerado um dos clássicos do cinema japonês. Já o filme ‘O Conto da Princesa Kaguya’ apresenta a animação, um gênero que é muito apreciado no Japão. O filme ‘A Maldição da Mulher Cega’ é um filme de horror dirigido pelo ‘Rei do Cinema Cult’ no Japão. Teruo Ishii é um diretor de 82 anos que continua na ativa produzindo filmes independentes. A produção ‘O Cão que Guarda as Estrelas’ parece se valer do ‘mito’ muito popular no Japão de Hashiko, o cão da raça Akita que esperava na estação a volta de seu dono. No ocidente foi popularizado pelo filme ‘Sempre ao seu lado’ estrelado por Richard Gere. Por fim, ‘Por que Você Não Vai Brincar no Inferno?’ é um filme provocante que se inspira em ícones do cinema mundial, especialmente em Tarantino, para criar uma obra ácida, de ação e violência, mas recheada de humor”.

A Mostra Cinema Japônes vem oferecer ao público um olhar sobre a rica e diversa produção japonesa. Apresenta filmes que têm dificuldade em ser distribuídos no Brasil, mas que tem qualidade legitimada por prêmios e festivais.

A Fundação de Cultura, por meio dessa ação, oportuniza o acesso à produção da cultura japonesa, que tem tantos descendentes e laços com o Brasil e com o povo sul-mato-grossense. Além da celebração da Imigração Japonesa é a celebração da amizade entre dois povos. “Festejemos esse encontro com o melhor do Cinema Japônes”, finaliza Alexandre.

Jean Albernaz é formado em Rádio TV pela UCDB, músico, cinéfilo e roteirista. Tem atuado na área do audiovisual e contribuído com o MIS em eventos e mostras.

Confira a programação e sinopses dos filmes:

Segunda-feira (22)

Intendente Sansho (Dir. Kenji Mizoguchi, 124 min, Preto & Branco, 12 anos). Título orig. Sanshô dayû, 1954. Drama

Junto com Ozu e Kurosawa, Mizoguchi, segundo Jean Albernaz, é considerado um dos maiores diretores da história do cinema japonês e com “O Intendente Sansho” Mizoguchi conseguiu algo até hoje inédito: ganhou por três anos seguidos o Leão de Prata no Festival de Veneza. O filme conta a história do exílio injusto de um governador idealista no Japão feudal e as dificuldades que a sua família terá que passar para sobreviver.

Terça-feira (23)

 

O Conto da Princesa Kaguya (Dir. Isao Takahata, 137 min, Colorido, 12 anos). Título orig. Kaguyahime no monogatari, 2013. Fantasia/Drama/Animação

Baseada em uma antiga lenda japonesa, a animação rendeu uma indicação a “Melhor Longa Animado” no Oscar 2015 e vários outros prêmios ao redor do mundo.

Com uma história singela sobre o amadurecimento e o papel da mulher numa sociedade patriarcal. “O diretor Isao Katahata (Túmulo dos Vagalumes) conseguiu realizar um filme de beleza inesquecível” afirma Jean Albernaz.

Quarta-feira (24)

 

A Maldição da Mulher Cega  (Dir. Teruo Ishii, 85 min, Colorido, 15 anos). Título orig. Kaidan Nobori Ryu, 1970. Ação/Horror

A estranha mistura de Yakuza, História de Fantasma e Erótico-Grotesco foi a estreia em um papel principal de Meiko Kaji, uma das atrizes mais importantes no Japão durante os anos 70 e musa de Quentin Tarantino (a trilha de Kill Bill conta com várias canções da atriz.).

Segundo Jean, o diretor Teruo Ishii foi um mestre no cinema de gênero e o filme “Maldição da Mulher Cega” “mostra o porquê”, conclui o curador.

Quinta-feira (25)

 

O Cão que Guarda as Estrelas (Dir. Tomoyuki Takimoto, 128 min, Colorido, Livre). Título orig. Hoshi Mamoru Inu, 2011. Drama 

Baseado no mangá de mesmo nome, a história tem ecos da lenda do fiel cão Hachiko ao mostrar a tentativa de um policial resolver o caso de um corpo não identificado encontrado junto a um cão. Várias tramas vão se entrelaçando formando um conto tocante sobre lealdade.

Sexta-feira (26)

 

Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno? (Dir. Shion Sono, 129min, 2013, Class. 16 anos). Título em inglês: Why Don’t You Play in Hell, 2013. Ação/Drama/Comédia.

Mutoh (Jun Kunimura) se apaixona pela filha de seu inimigo, Ikegami (Shinichi Tsutsumi), a jovem aspirante a atriz, Mitsuko (Fumi Nikaido). Para conquista-la, Mutoh decide produzir um filme em que Mitsuko é a protagonista. No entanto, ele se envolve com a máfia, por engano, e acaba perdendo o controle do projeto, ocasionando uma série de acontecimentos surreais.

Serviço

 

As exibições acontecem de 22 a 26 de junho de 2015 (segunda a sexta-feira), sempre às 19 horas e com entrada franca. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.misms.com.br. O e-mail do MIS é mis@fcms.ms.gov.br. Telefone: (67) 3316-9178.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
31/10/2017 - 14h00
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comemora 46 anos e empossa nova Diretoria
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
16/11/2017 - 16h40
6º Distrito Naval terá cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
16/11/2017 - 15h50
Em 2015, PIB cai em todos os estados pela primeira vez em 14 anos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.