especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 09/06/2015 - 06h06

Chão de fábrica atrai viajantes para o turismo industrial

A modalidade amplia as opções de atrativos dos destinos, além de gerar mais emprego e renda para as comunidades locais




Por Assessoria / Redação Pantanal News

Uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo começa a atrair turistas interessados em acompanhar a linha de montagem de automóveis e entender a importância econômica, histórica e cultural de uma das indústrias mais importantes do país: a automobilística. Além de caminhar em torno das máquinas, acompanhar o encaixe das peças e o trabalho humano atrás da automação, os visitantes têm a oportunidade de dirigir um caminhão em uma pista de testes de uma das companhias parceiras do ABC Paulista.

Atualmente oito empresas da região oferecem as visitas guiadas, o que atrai cerca de 200 visitas por mês. A novidade surpreende até quem trabalha nas empresas. “Há um ano seria difícil acreditar que as pessoas viajariam por uma semana para São Bernardo motivadas pela história da indústria brasileira. Agora queremos levar esse projeto para toda a região do ABC, atraindo mais pessoas e promovendo o desenvolvimento local”, disse Fernando Bonísio, coordenador do GT Turismo do Consórcio do Grande ABC.

O “turismo industrial”, que agora desponta no ABC paulista, não é uma experiência nova no país. Ele já é realizado - com sucesso - em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e até fábricas de chocolate, de norte a sul do país. “O modo de produção desperta a curiosidade do visitante - e não é só isso - a cidade ganha mais um atrativo turístico, a empresa melhora sua imagem e o turista incorpora uma nova atividade ao seu circuito”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves. 

Apesar de ser o carro-chefe, o turismo industrial não é o único atrativo da região. Quem se dispõe a visitar São Bernardo, aproveita para desfrutar um pouco da gastronomia, da cultura, da história e da religiosidade do lugar, e acaba contribuindo para movimentar a economia da cidade. 

Exemplos de como a indústria potencializa o turismo podem ser vistos por todo o país. A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma das maiores referências em turismo industrial, com o famoso complexo de vinícolas e parques ecológicos.  Ainda na região, a cidade de Carlos Barbosa, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, abriu sua grande fábrica de utensílios domésticos e ferramentas aos turistas. São centenas de artigos que impressionam até os menos adeptos da cozinha. “O local é enorme, perfeito para quem procura produtos exclusivos, que não são encontrados nas lojas”, disse a comerciante Michelle Sampaio, que aproveitou o passeio de trem Maria Fumaça de Bento Gonçalves para conhecer a fábrica.

Vila Velha, vizinha da capital Vitória (ES), chama atenção pela diversidade de atrativos: praias e paisagens belíssimas, o famoso Convento da Penha, além da maior fábrica de chocolates da América Latina, roteiro indispensável para os visitantes da cidade. Todos os anos, a fábrica recebe centenas de pessoas interessadas em conhecer um pouco de sua história e o processo de produção. Durante o passeio, os visitantes podem circular pelas instalações e visitar o museu da empresa, que guarda imagens e equipamentos da origem do negócio. Na lojinha da fábrica, são vendidos itens personalizados. 

Em Joinville (SC), o empreendedorismo e o desenvolvimento industrial são fortemente divulgados como diferenciais atrativos da cidade, que é o terceiro polo industrial da região Sul. O roteiro turístico oferece aos visitantes e ao público local a oportunidade de conhecer grandes empresas que lá surgiram e que hoje são referências mundiais em suas áreas de atuação. O roteiro turístico inclui visitação a fábricas de ferro, chocolates, cervejas e peças automotivas, entre outras. 

No Mato Grosso do Sul, o município de Bonito reserva, além da beleza exuberante das grutas, cavernas e cachoeiras, outras dezenas de atrativos que fazem da cidade um dos destinos mais procurados do país. Uma grande referência é o bar localizado na principal rua da cidade, famoso pela oferta da taboa, bebida que mistura de cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais. Por insistência dos clientes, a proprietária Andréa Fontoura, abriu o espaço para apresentar aos turistas as etapas de produção e degustação da bebida. Lá, os visitantes podem conhecer a história do bar e da bebida, acompanhar a confecção das garrafas feitas com fibra de taboa e comprar produtos exclusivos da boutique da fábrica. “Era uma demanda antiga dos turistas porque eles vinham para a cidade e não encontravam referências históricas. O nosso espaço complementa o roteiro dos visitantes", explica Andréa.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
 
Últimas notícias do site
18/12/2017 - 10h35
Hortaliças ficam mais baratas no atacado
18/12/2017 - 08h37
MS tem 7 concursos com inscrições abertas e salários de até R$ 19 mil
18/12/2017 - 06h44
Tempo instável e risco de temporais em todo o MS nesta segunda-feira
17/12/2017 - 12h10
IPVA 2018: entenda como é calculado o tributo e com base em que valores
16/12/2017 - 10h35
Com 13º em mãos, famílias vão às compras e movimentam comércio
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.