especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 08/04/2015 - 07h38

Fundação de Cultura promove visitação ao Memorial da Cultura




Divulgação


Divulgação

Por Gisele Colombo de Oliveira do Notícias MS/ Redação Pantanal News

 Campo Grande (MS) – A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) deu início, na manhã desta terça-feira  (7), ao projeto “Cardápio Memorial Cultural” que leva alunos de escolas públicas e particulares de Campo Grande para visitar o principal espaço cultural da capital, o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e ter acesso a livros, informações, cultura e história.

A ideia, criada em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, é estabelecer um roteiro cultural de visitação ao prédio onde está instalada atualmente a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e que abriga também a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, o Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), o Centro Referencial do Artesanato de Mato Grosso do Sul, o Arquivo Público Estadual, a Sala David Cardoso e o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq).

“A intenção é promover a ocupação do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, que é um espaço cultural ainda desconhecido pela maioria da população e ainda incentivar a leitura e fomentar a memória histórica e cultural de Mato Grosso do Sul”, explicou o bibliotecário da Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, Aparecido Melchíades. Durante a visita, os participantes também foram incentivados a se tornarem usuários da biblioteca pública por meio da formalização de cadastro e conhecerem as obras que compõem o seu acervo.

Desta visitação participaram os alunos das escolas Bernardo Franco Baís e José Barbosa Rodrigues. Segundo o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima, a Biblioteca Pública Isaías Paim tem um ótimo acervo de livros para crianças e jovens. “Os alunos descobriram assim, que podem emprestar o livro de forma gratuita e ficaram super animados em fazerem seu cadastro. Eles também ficaram encantados em saber da existência da programação de exibição de filmes no Museu da Imagem e do Som. Um garotinho até disse que chamaria seus pais para freqüentar o MIS-MS porque não precisaria de dinheiro para assistir aos filmes”, destacou.

 O Centro Referencial do Artesanato de MS guarda um acervo dos trabalhos artesanais mais representativos do Estado. O MIS-MS preserva os registros que compõem a memória visual e sonora sul-mato-grossense e desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. Seu acervo conta com mais de 8.000 mil itens entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

O Arquivo Público Estadual garante a preservação da memória histórica do Estado de Mato Grosso do Sul, através da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração direta, fundações e autarquias do poder executivo estadual. A Sala David Cardoso organiza a trajetória do ator, diretor e produtor de cinema, David Cardoso e guarda materiais que retratam as obras produzidas ao longo de sua carreira de ator-sul-mato-grossense.

O Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza pesquisas sobre o passado arqueológico de Mato Grosso do Sul, buscando entender e explicar os diversos processos pretéritos de povoamento humano no território estadual, isto é, as origens e as relações homem-ambiente na pré-história, bem como os processos de formação das etnias indígenas que existiram e existem em Mato Grosso do Sul, preservando e divulgando os elementos necessários para a compreensão da importância do fenômeno da alteridade e da manutenção da diversidade cultural.

Serviço - O Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Para agendar visitações é só entrar em contato com Eleusina de Lima no telefone (67) 3316-9161.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/11/2017 - 14h46
Corumbá comemora neste dia 23 o Dia Municipal da Cultura
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
 
Últimas notícias do site
23/11/2017 - 15h48
Em Brasília, prefeito viabiliza recursos para Corumbá e busca apoio para curso de Medicina
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
23/11/2017 - 14h46
Corumbá comemora neste dia 23 o Dia Municipal da Cultura
23/11/2017 - 14h26
PMA prende e autua em R$ 60 mil trio de pescadores no rio Paraguai
23/11/2017 - 08h46
Durante fiscalização PMA apreende caminhão com uma tonelada de agrotóxico
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.