zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Esportes - 24/03/2015 - 06h11

Audiência subsidia projeto de lei que incentiva esporte no Parque dos Poderes




Fotos: Wagner Guimarães/ALMS

Deputado Beto Pereira.



Secretário-adjunto de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Lívio Viana Oliveira Leite; diretor-presidente da Fundesporte/MS, Marcelo Ferreira Miranda, e Aline Cristina da Silva, do Movimento Parque dos Poderes é Nosso.



João Neves Chamorro, técnico de trânsito, representando o Detran/MS, coronel Edmilson de Oliveira Ribeiro, representado a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, e o analista de Meio Ambiente do Imasul/MS, André Barros.



Aline Cristina da Silva, representando o Movimento Parque dos Poderes é Nosso.
Por Assessoria / Redação Pantanal News

Autoridades, representantes do Governo do Estado e de órgãos ligados ao esporte participaram de audiência pública, na tarde desta segunda-feira (23/3), para debater ações que garantam a segurança e incentivem a prática de esportes no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A proposição foi do deputado estadual Beto Pereira (PDT), autor do projeto de lei "Amigos do Parque", em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa. "Nosso objetivo foi reunir sugestões, que vamos analisar e apresentar como emendas ao projeto", afirmou o parlamentar, durante a primeira audiência pública que realiza na Casa de Leis. 

Beto explicou que iniciativa semelhante já existe em Brasília, na Avenida Paulista, em São Paulo, na Orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, no Dique do Tororó, em Salvador, áreas que são interditadas aos finais de semana e feriados para a prática de esportes. Para o deputado, é fundamental combater o sedentarismo, considerando que "atualmente, é o quarto fator de risco de morte, com aproximadamente 3,2 milhões de pessoas que morrem ao ano por não praticarem atividade física", afirmou. O projeto de lei prevê a interdição de uma das pistas do Parque dos Poderes aos sábados, domingos e feriados, para a prática de esportes e atividades de lazer. 

Segundo o secretário-adjunto de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Lívio Viana Oliveira Leite, é de extrema importância a regulamentação do projeto de lei. "A secretaria vem somar esforços e colaborar com o projeto, para proporcionar outras atividades que contribuam para a qualidade de vida do sul-mato-grossense", disse. "Todos nós temos a ganhar, porque estamos pensando de forma preventiva", complementou. O sub-chefe da Casa Civil, Flávio Brito, também reiterou a parceria com o Legislativo. "Estamos à inteira disposição para que esse projeto saia do papel". 

O técnico de trânsito João Neves Chamorro, que representou o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), enfatizou a importância da sinalização adequada para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, em especial. "Como sou conhecedor da área de sinalização, ressalto que, se não houver sinalização adequada, os conflitos entre pedestres e carros só vão piorar. Este projeto vai marcar o Estado e a nossa Capital porque tem o fundamento mais importante, que é a vida", disse. O arquiteto Raymundo Barizon defendeu a realização de um "concurso público de ideias" para debater possíveis intervenções urbanísticas no parque. "As ações precisam ser bem pensadas e temos que lembrar que tudo é em benefício da população". 

Representando o Movimento Parque dos Poderes é Nosso, Aline Cristina da Silva lembrou que o público do local mudou ao longo dos anos. "O Parque dos Poderes foi inaugurado em 1º de março de 1983 e, na época, era frequentado por funcionários federais e estaduais, mas atualmente a configuração de utilização mudou por completo", contou. Para ela, os problemas atuais são a falta de infraestrutura, de investimentos adequados e fiscalização, além da disputa por espaço entre pedestres, ciclistas e carros. "Não me sinto segura para pedalar e destaco também que, em um domingo, durante uma caminhada, foram encontrados 10 quatis mortos no parque", disse Aline. Ela sugeriu a instalação de ciclofaixas, uma academia ao ar livre, e realização de palestras orientando os pedestres, para que não alimentem os animais silvestres. Para o analista de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul/MS), André Barros, também é dever de todos cuidar do parque. "Desejo que o cidadão se aproprie do espaço como cuidador, que de fato preserve o meio ambiente, que se preocupe em cuidar o que é seu".

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/10/2017 - 07h52
Campeões brasileiros de Canoagem Descida são definidos no Mato Grosso do Sul
05/09/2017 - 10h35
Brasil joga hoje contra a Colômbia defendendo sequência de nove vitórias
31/08/2017 - 14h47
Paraguai se junta a Argentina e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030
10/08/2017 - 12h41
Caras novas: Tite chama Cássio e Luan para duelos contra Equador e Colômbia
31/07/2017 - 15h04
​Divulgada a classificação do Desafio Piraputanga de Mountain Bike
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.