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Turismo - 17/12/2014 - 06h00

São Paulo lidera ranking de competitividade no turismo

Avaliação é fruto de pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação




Por Assessoria / Redação Pantanal News

 São Paulo é o destino mais competitivo do Brasil e o primeiro município brasileiro a alcançar o nível mais alto do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, série de indicadores que medem o estágio de desenvolvimento dos municípios turísticos do país. Por essa performance, a capital paulista foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília (DF), pelo Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional.

O estudo de competitividade gera indicadores com o objetivo de monitorar a evolução dos destinos turísticos. São avaliadas 13 dimensões, que incluem infraestrutura, atrativos, serviços e equipamentos, aspectos naturais, culturais e sociais, e atribuídas notas médias para o Brasil, para as capitais e as não capitais.

"A criação do índice de competitividade, em 2007, foi uma decisão estratégica que hoje coloca à disposição de gestores públicos ferramentas capazes de auxiliar no planejamento de ações e orientar os investimentos nos destinos turísticos", afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo ele, o resultado alcançado pela cidade de São Paulo demonstra o nível de comprometimento das autoridades e demais setores locais com a atividade turística.

As políticas públicas e os investimentos realizados para melhorar as condições de acolhimento ao turista levaram São Paulo ao topo do índice geral. A cidade obteve a maior nota deste ano, 82,5 pontos, entre os 65 destinos pesquisados. Em uma escala de desenvolvimento, a pontuação pertence ao nível 5, o melhor posicionamento que um destino pode alcançar em relação à avaliação de sua competitividade. Os demais destinos brasileiros estão posicionados nos níveis 2,3 e 4 dessa lista. Além disso, São Paulo obteve também a maior nota, nesta 6ª edição do Índice de Competitividade, em 5 das 13 dimensões avaliadas pelo estudo: acesso, monitoramento, economia local, políticas públicas e serviços e equipamentos turísticos.

Os números dão a dimensão da importância do turismo para a cidade mais populosa do Brasil e da América do Sul. Em 2013, as atividades relacionadas ao setor geraram uma movimentação econômica local de R$ 10,9 bilhões, segundo a São Paulo Turismo  (SPTuris). O município realiza um evento a cada seis minutos e recebe mais de 13 milhões de turistas por ano. Estimativas do Observatório de Turismo e Eventos da cidade estima a chegada de oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos, na capital, em 2014.

Outro reforço veio da parceria de São Paulo com o MTur, o que propiciou contratos para a reforma de dois grandes equipamentos: o complexo de eventos do Anhembi e o Autódromo de Interlagos, com aporte de R$ 260,8 milhões do PAC do Turismo. Foram entregues também, no ano passado, oito centrais de informação turística móveis e duas fixas (Tietê e Congonhas), além de mais de 400 placas de sinalização turística para pedestres e outras de sinalização viária. Entre as ações de marketing, destacam-se campanhas como a "Viva Tudo Isso" e a "Descubra SP". Encontra-se em fase de elaboração um plano de desenvolvimento do ecoturismo paulistano e novos guias para turistas.

O ESTUDO – O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008. Trata-se de uma metodologia que produz indicadores de desenvolvimento sobre 13 dimensões ligadas à atividade turística: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais.  A versão de 2014 é a sexta da série histórica.

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