zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 12/12/2014 - 06h29

Mil Mães Amamentando




Por Ana Júlia Colameo*

 Ao término do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e do III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS), realizados em Manaus entre os dias 24 e 28 de novembro último, computando os números que demonstraram o sucesso do evento, ficou pairando no ar a seguinte pergunta: Como centenas de mulheres se reúnem apenas para amamentar?

Essa é uma longa história. No início da década de 1990, dois grupos de mulheres que apoiavam outras mulheres na amamentação o Movimento de Incentivo Nacional à Amamentação (MINA) e as Amigas do Peito - decidiram fazer um encontro com mais grupos, como La Leche League, a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e alguns profissionais de saúde, onde pudessem trocar experiências na promoção, proteção e apoio da amamentação. Obtiveram o apoio da Prefeitura de Niterói (RJ) e em agosto de 1991 nasceu o Encontro Nacional de Aleitamento Materno.

Inicialmente anual, Camaquã (RS), Recife (PE), depois bienal, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), o Enam foi crescendo e recebendo apoio de organizações internacionais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Wellstart, The Britsh Concil e Waba e nacionais como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) e o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição  (Inan), do Ministério da Saúde, além de entidades municipais, como o Clube Camaquense, em Camaquã (RS), a Prefeitura do Recife (PE), o Instituto Israel Pinheiro, em Brasília (DF), a Sociedade de Pediatria de Brasília, entre outros.

Em 1997, o Enam, sediado em Londrina (PR), tomou ares de congresso devido à extensão dos temas tratados, aos convidados internacionais e à mobilização de mais de mil participantes. Nesse crescente sucederam-se os encontros de Salvador (BA) e Cuiabá (MT).

Em 2006, uma notícia sobre um recorde de amamentação nas Filipinas, onde cerca de quatro mil mães amamentaram simultaneamente seus bebês, deu a idéia de reunir pelo menos mil mães à beira do rio Guaíba, para iniciar o Enam em Porto Alegre (RS).

"O que nós estamos planejando é devolver o orgulho ao ato de amamentar e o respeito que as mulheres merecem por terem se comprometido com seus filhos". A resposta das mulheres da comunidade ao chamamento para o Mil Mães Amamentando foi alentadora: quatrocentas mulheres sob um vento frio e cortante de congelar corações. Enquanto os Encontros de Aleitamento Materno se sucediam e se desdobravam em Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, ENAMzinho e ENACzinho (eventos lúdicos sobre alimentação infantil saudável, voltados para mães, bebês e crianças), em Belém (PA), Santos (SP), Fortaleza (CE), os números de mulheres iam crescendo, chegando a atingir cerca de mil e quatrocentas mães em Manaus (AM).

O Mil Mães também tem chamado a atenção da mídia, que divulga belas fotos em seus veículos de comunicação, exaltando os benefícios do aleitamento materno. A presença de atrizes ativistas pela causa que graciosamente se propõem a participar e a trocar experiências, tem dado um toque especial na disseminação de uma cultura pró-amamentação.

Nesse evento, todas as mulheres têm a oportunidade de contar suas histórias, seus obstáculos e serem aplaudidas pela garra e determinação ao superarem suas dificuldades. Amamentam seus bebês orgulhosamente, mostrando crianças saudáveis, bonitas e vistosas, uma festa para os olhos.

Sempre é bom lembrar que a amamentação agrega todas as dimensões da segurança alimentar: 1- tem uma produção que é comandada pela demanda; 2- está imediata e continuadamente disponível; 3 - é extremamente econômica; 4 - se adequa nutricionalmente ao crescimento do bebê; 5 -  protege a saúde da mãe e da criança em curto, médio e longo prazos; 6 - educa para a negociação e para a paz; 7- mas depende fortemente do apoio criado pelo ambiente, regulamentado e favorecido pelas políticas públicas.

A IBFAN Brasil tem se envolvido profundamente com a organização dos Encontros Nacionais de Aleitamento Materno desde a sua criação. Seus membros não aceitam qualquer tipo de patrocínio das indústrias de alimentos infantis, mamadeiras e bicos, de laboratórios farmacêuticos, da indústria bélica, de fabricantes de cigarros e de bebidas alcoólicas, além de empresas que usam do trabalho escravo ou infantil, por entender que isto envolveria um sério conflito de interesses e uma conduta não ética.

*Ana Júlia Colameo é médica pediatra, neonatologista, mestre em Saúde Coletiva; é conselheira do Consea. Neste texto, colaboraram Marcus Renato de Carvalho, Eunice Begot e Celina Valderez Kohler.

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.    

 

Envie o seu artigo, a título de colaboração, para: redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.