zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 12/12/2014 - 06h10

Projeto Bichos do Pantanal vai plantar árvoresno próximo encontro da Rede de Cooperação

A proposta do Projeto é que 2.5 mil mudas de ipês sejam plantadas para criarum portal de entrada ecológico para a cidade de Cáceres, no Mato Grosso




Por Assessoria / Redação Pantanal News

 Uma parceira entre o Projeto Bichos do Pantanal e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), aPrefeitura de Cáceres, o Exército e a Floresteca, vai presentear a cidade com o plantio de 2,5 mil mudas deespécies de ipês nativas do Pantanal. A iniciativa acontecerá simultaneamente ao encontro da Rede deCooperação Bichos do Pantanal que tem como objetivo planejar ações para ao crescimento econômico comatividades que sejam compatíveis com a preservação do Pantanal. Desde março, o ecoturismo foi escolhidopelos integrantes da Rede como a principal atividade a ser promovida pelo grupo que atua em Cáceres, noMato Grosso.

As mudas de espécies como o Ipê foram doadas e serão plantadas pelos estudantes do IFMT, oexército e a equipe de Projeto Bichos do Pantanal, executado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio daPetrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O local escolhido para o plantio foi a entrada dacidade, onde no dia 15, às 16 horas, vai começar o reflorestamento com espécies como o Ipê. A empresaFloresteca doou a madeira para a construção das estruturas de proteção das mudas.

“Essa é  uma ação de turismo,  pois  estamos  ajudando a estruturar a  entrada da cidade para  avisitação, e também é uma forma de darmos continuidade a nossa proposta de conexão com a natureza. Asáreas verdes são importantes para se garantir a sensação de bem-estar da população. Estaremos iniciandotambém um trabalho de neutralização dos Gases de Efeito Estufa (GEE), conforme apurado em inventárioda região, desenvolvido pelo Instituto E, parceiro do Projeto.”, afirma Douglas Trent, pesquisador-chefe doProjeto Bichos do Pantanal.

O  encontro  da  Rede  de  Cooperação  também  fará  debaterá  a  proposta  de  uma  campanha  decrowdfunding para  a  implementação  da  nova  Estrada  Turística,  em  Cáceres,  no  Mato  Grosso.   Essefinanciamento coletivo é uma forma de obtenção de recursos para iniciativas de interesse público atravésde múltiplas fontes,  com foco principalmente em pessoas físicas interessadas.  O projeto da criação daEstrada Turística é uma iniciativa da Rede de Cooperação Bichos do Pantanal juntamente com o Contur eAssociações locais.

A rota tem potencial para ser uma nova Transpantaneira, a rodovia que liga Poconé a Porto Jofre, nadivisa entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e por suas potencialidades foi selecionada para ser um dos primeiros projetos do grupo. A decisão ocorreu na última reunião da Rede de Cooperação Bichos doPantanal, no dia 23 de agosto, em Cáceres.

A ideia é que a Estrada Turística, localizada em uma região de fazendas, seja um novo chamariz parao turismo de natureza no Pantanal de Cáceres. Além de ser uma forma de agregar visitantes para os outrosatrativos que a cidade já oferece, como o mergulho em Dolinas e a observação da fauna do rio Paraguai, anova rota pode ajudar a garantir que os turistas viajem à região também nos períodos de suspensão dapesca. “A estrada é uma boa oportunidade para fixar por mais tempo o turista que viaja à  cidade atraídopela pesca, mas que desaparece durante os meses de proibição da atividade, entre novembro e março ”,afirma Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal.

“Estamos nos espelhando no exemplo do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, quando umgrupo  formado  por  fazendeiros,  empresários  do  setor  privado,  judiciário,  terceiro  setor,  governo  e  apopulação local se organizou para criar um dos destinos de turismo de natureza mais bem-sucedido dopaís”, diz Jussara Utsch.

O  desafio  de  Cáceres  agora  é  criar  uma  estrutura  compatível  com  a  exigida  pelos  turistasinternacionais, e também pelo crescente número de brasileiros que começou na última década a viajarpelo país. “Há um longo caminho. Precisamos pensar  no treinamento de guias especializados que possamreconhecer as espécies de fauna e falar inglês fluentemente, no design das pousadas e na divulgação empublicações de fora do país”,  afirma Douglas Trent, pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal eespecialista em turismo de natureza.

A ideia é que a Campanha de  crowdfunding para o desenvolvimento da Estrada ajude a realizarinvestimentos que sejam um apoio para a construção da infra-estrutura necessária para a implantação danova rota e auxiliem no treinamento de guias locais.O Projeto Bichos do Pantanal atua em Cáceres, no Mato Grosso, desde 2013. Seu foco é ampliar oconhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas,lontras,  aves,  peixes  e  onças-pintadas.  Proteger  as  chamadas  espécies  guarda-chuva  implica  naconservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre.

O projeto também trabalharcom  educação  ambiental  em  mais  de  90  escolas  do  município  de  Cáceres,  e  com  ações   dedesenvolvimento local que incluem programas de capacitação de monitores e guias de observação de vidasilvestres.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.