zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 03/12/2014 - 09h41

IFMS inaugura oficialmente Câmpus Aquidauana e certifica estudantes




Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

Por Assessoria / Redação Pantanal News

 A sede definitiva do Câmpus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira, 28, com o descerramento da placa inaugural entregue pela presidente Dilma Rousseff, em junho deste ano, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A inauguração oficial do Câmpus Aquidauana ocorreu um ano e dois meses após o início das atividades em sede definitiva.

“Hoje é um dia de festa, de alegria. O IFMS não é mais um sonho, é realidade. E o que fica é o empenho de quem trabalhou na implantação do Câmpus Aquidauana, entre servidores, gestores, parceiros e estudantes. O Instituto Federal agora tem uma casa e essa casa é feita pelas pessoas que estão dentro dela”, pontuou o diretor-geral do câmpus, Delmir da Costa Felipe.

“Um cumprimento especial aos servidores e estudantes do Câmpus Aquidauana. Não existe progresso nem desenvolvimento sem investimento em educação. E educação não é um ato solitário, é um trabalho coletivo, feito com a ajuda de parceiros. Parabéns, a casa é de vocês”, comemorou a reitora, Maria Neusa de Lima Pereira.

A secretária-adjunta de Estado de Educação, Cheila Vendrami, representou o governador, André Puccinelli, na cerimônia. “Mato Grosso do Sul é agradecido ao Governo Federal por mais esse empreendimento no Estado. O IFMS veio com uma frente de ensino diferenciada para dar à nossa população o direito de competir no mercado de trabalho”, afirmou.

Histórico – A oferta de cursos em Aquidauana começou em 2010 com a abertura de vagas para cursos técnicos a distância em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O polo de ensino, os tutores e os equipamentos foram cedidos pela Prefeitura.
Em 2011, o câmpus entrou em funcionamento em sede provisória, na unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Inicialmente, foram abertas vagas para cursos técnicos integrados de nível médio e graduação.

Nos anos seguintes, foi ampliada a oferta de cursos a distância, inclusive em municípios vizinhos. O câmpus também passou a oferecer qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Mulheres Mil, programa que qualifica mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em 2013, a sede definitiva com cerca de 7 mil m² de área construída entrou em funcionamento. Dos quatro blocos, dois são voltados às atividades de ensino, com salas de aula e laboratórios. O bloco administrativo inclui a biblioteca e salas para servidores. O câmpus tem ainda uma quadra poliesportiva e o hotel tecnológico, a ser implantado.

Com 65 servidores e mais de mil estudantes, o Câmpus Aquidauana oferece, atualmente, cursos técnicos integrados em Edificações e Informática; superior de tecnologia em Sistemas para Internet; especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica; além de cursos técnicos a distância em Agente Comunitário de Saúde, Transações Imobiliárias, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática.

Certificações – Na noite de sexta-feira, 28, estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de cursos técnicos integrados de nível médio e a distância oferecidos pelo Câmpus Aquidauana foram certificados. As duas cerimônias foram realizadas na própria unidade.

Ao todo, 103 estudantes concluíram os cursos técnicos a distância em Eventos, Segurança do Trabalho, Logística, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática oferecidos nos polos Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Jardim. Seis alunos terminaram os cursos técnicos integrados em Edificações e Informática.

Jeimiston da Silva, 27, foi certificado como técnico em Segurança do Trabalho. Dono de uma pequena empresa que produz e instala calhas, já começou a aplicar o conhecimento adquirido. “O curso trouxe mais segurança para mim e para os funcionários. Agora, pretendo fazer um curso superior de tecnologia na área”, planeja.

Também foram certificados estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês Básico, Espanhol Básico, Auxiliar Administrativo, Libras, Vendedor e Cuidador de Idosos de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti. Ao todo, 116 alunos concluíram as aulas.

Depois de ficar 30 anos longe da sala de aula, a dona de casa Hisetomi Nakaya, 54, resolveu fazer o curso de Cuidador de Idosos por uma razão muito especial. “Minha mãe tem 84 anos e fiz o curso para cuidar dela. Aprendi a dar banho, a vestir a roupa, a dar os remédios. Futuramente, posso até trabalhar com isso”, comentou.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/09/2017 - 14h16
Uems conquista elevação da nota da Capes para o Mestrado Profeduc
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
19/09/2017 - 10h18
Alunos de escolas públicas de Aquidauana assistem a filmes nacionais com recursos de acessibilidade
19/08/2017 - 06h01
UFMS recebe 2ª edição da Feira do Trabalho no começo de setembro
25/07/2017 - 16h02
Divulgada marca da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 16h42
PMA autua fazendeira por degradação em margem de rio
17/10/2017 - 16h02
Aprovado projeto que incentiva entidades filantrópicas
17/10/2017 - 15h58
Membro atuante da CPI, Dr. Paulo Siufi apoia reivindicação de trabalhadores da JBS
17/10/2017 - 14h39
Bombeiros fazem sobrevoo para avaliar combate a fogo que já destruiu 20 mil ha
17/10/2017 - 14h00
Fazendeiro é autuado em R$ 18 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.