especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 29/11/2014 - 06h09

MTur apresenta resultados de agenda estratégica do setor

Entre elas, destacam-se as novas diretrizes do programa de qualificação, a reestruturação do Fundo Geral do Turismo, a adequação da Lei 11.771/2008, o desenvolvimento do sistema de inteligência de infraestrutura turística e o de informações e estatísticas




Por Assessoria / Redação Pantanal News

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, apresentou nesta sexta-feira (28), aos membros do Conselho Nacional do Turismo (CNT), em Maceió, os resultados da Agenda Estratégica do Turismo 2014. Foram debatidos os avanços nas políticas de qualificação, o financiamento e os investimentos; a promoção dos destinos; os estudos e pesquisas do setor; a infraestrutura e a melhoria do ambiente de negócios.

De acordo com o ministro, o CNT é vital para implementar uma política pública de turismo de longo prazo, que reúna os órgãos governamentais e a iniciativa privada e produza resultados que atendam às demandas do país e da sociedade. “A agenda servirá de base para o novo ciclo do turismo brasileiro, que já começou”, disse.

O assessor especial do MTur, Ítalo Mendes, detalhou para os membros do conselho o atual estágio dos projetos da agenda estratégica. Entre as entregas estão o projeto de categorização dos destinos turísticos, as novas diretrizes do programa de qualificação, a reestruturação do Fundo Geral do Turismo, a adequação da Lei Geral do Turismo (nº 11.771/2008), o desenvolvimento do sistema de inteligência de infraestrutura turística e o de informações e estatísticas. A proposta de realização da 1ª Conferência Nacional de Turismo será encaminhada ainda este ano para avaliação do Ministério do Planejamento.

A agenda definiu também a atuação do MTur no planejamento para a Olimpíada de 2016. Foi criado um grupo de trabalho de turismo, envolvendo as secretarias de estado e do município  Rio de Janeiro, que fará sua primeira reunião nos dias 9 e 10 de dezembro, na capital fluminense. A iniciativa reforça a ideia do ministro Lages de tornar 2016 o ano do turismo, ampliando a visibilidade do evento para todo o país.

Nas saudações aos conselheiros, o secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, defendeu a continuidade da parceria entre o MTur e o Congresso Nacional como forma de viabilizar a realização das obras de infraestrutura turísticas solicitadas pelos estados e municípios. “Lidamos com o desafio da carência de infraestrutura nos nossos destinos, mas já avançamos muito e o apoio dos senadores e deputados é fundamental para irmos além”, disse ele, dirigindo-se ao presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado Renato Molling, presente à reunião. Neusvaldo falou ainda que o MTur tem propostas dos estados e municípios para investimentos em infraestrutura que chegam a R$ 13 bilhões.

Já o secretário executivo do CNT e secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, citou o exemplo da expansão do segmento de agronegócios no Brasil e defende um futuro semelhante para o turismo. Um dos caminhos, segundo ele, é potencializar os investimentos públicos e criar mais condições para fortalecer a atuação do setor privado no turismo. “Que o setor público seja um motivador do investimento privado”, defendeu.

A reestruturação da Embratur, outro tema da agenda estratégica, foi tema do presidente do instituto, Vicente Neto. “É o momento de uma guinada na trajetória da Embratur que completa 48 anos e tem um histórico de serviços prestados ao turismo no Brasil”, disse. Ainda na relação de entregas do MTur, na reunião do CNT, está o Plano Nacional de Marketing. A diretora do Departamento de Marketing, Luciana Fernandes, apresentou as novas peças da Campanha Partiu Brasil, criada para incentivar o brasileiro a viajar pelo país.

A parte final da reunião foi dedicada aos pronunciamentos dos representantes das entidades membros do CNT que trataram de problemas gerais e específicos de seus segmentos como o de alimentação fora do lar, hotéis, parques temáticos, guias de turismo, trabalhadores em hospitalidade, entre outros.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
 
Últimas notícias do site
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
11/12/2017 - 06h40
Semana começa sem chuva em boa parte de MS e máxima chega aos 38ºC
08/12/2017 - 15h54
Final de semana será de chuva e temperaturas altas em todo MS
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.