zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 10/11/2014 - 06h02

Tempo de CPOR... Tempo de ENOREX




Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

Por Israel Blajberg*

 Mais uma vez os abraços apertados dos velhos companheiros, é o nosso 16º. Encontro Anual, o ENOREX, desta vez em Belem, herdeiros de uma época fantástica, em que frequentamos o Inesquecível CPOR.

 
Há muitos anos usamos um uniforme. Agora aqui estamos. Em um quartel parecido com o nosso, do Exército ao qual um dia pertencemos, sem saber que nos deixaria a marca indelével da saudade, culto dos valores, honra cidadã.
 
“ A Banda executa o Hino Nacional Brasileiro. A Declaração de Aspirantes se realiza solenemente em formatura militar no Estádio do Vasco da Gama, em São Januário, com a presença do Ministro da Guerra, Comandante do I Exercito, Comandante da I Região Militar, vários Generais “
Décadas se passaram. Colegas se mudaram, alguns partiram, nos deixando a eterna lembrança, outros não foram localizados. Em 2014, apenas uma fração das turmas conseguiu se reunir.  Jovens Aspirantes, agora jovens Veteranos, ainda que o tempo que não perdoa tenha embranquecido cabelos e deixado as suas marcas.
Estamos no II Batalhão de Infantaria de Selva. À entrada, o busto de Pedro Teixeira, Capitão-Mor do Grão-Pará, que dá o nome à unidade. Século XVII - Pedro Teixeira explora um rio dominado por mulheres guerreiras montadas a cavalo, tomando posse das terras em nome do rei de Portugal, Símbolo da luta pela soberania brasileira na Amazônia, seu nome foi dado ao glorioso II BIS e também a um Navio de Patrulha Fluvial  - P 20, navegando no mesmo Rio das Amazonas que conquistou, e no Negro, que descobriu.
Após 400 anos novos desafios se manifestam. É preciso manter a bandeira brasileira tremulando sobre aquela floresta, e ao mesmo tempo impedir que ela seja depredada.
A solenidade de abertura do encontro vai começando. Todos atendem a convocação para cantar o Hino Nacional Brasileiro com o mesmo entusiasmo, a mesma vibração de décadas atrás, os céus ribombando com as estrofes.  Quando as flâmulas tremulam ao vento e a tropa rompe a marcha ao som de vibrante dobrado ressoando pelo éter, as almas dos antigos companheiros R/2 se alegram nos Jardins do Éden. Chegou a hora de recordar os bons tempos ...
Tenente Fernandez o embaixador, Gaudenzi, Almir, Madureira, Antonio Fernando e tantos outros que partiram, alguns prematuramente. Agora eles estão por aqui, em baixo das mangueiras que adornam as laterais do pátio de formatura. O Grande Arquiteto do Universo lhes concedeu alguns minutos para baixarem a este Vale de Lágrimas.
Cada momento da festa lhes é precioso, emoção de recordar antigas formaturas, guarnições onde serviram por este Brasil afora.
A marcialidade do desfile  mostra o valor da tropa brasileira. Marcha precisa, vibrante; nos rostos de cada um daqueles rapazes,   determinação e garra.
Na varanda do Btl apenas um ou outro mais sensitivo percebe vultos furtivos à distancia, confundindo-se à sombra das mangueiras, também assistindo a cerimônia. Não foram convidados, mas ali estão ... Um momento atrás não estavam ali, de repente se materializam contemplando de longe o desfile da tropa.
As sub-unidades se sucedem, companhias, pelotões, o lamento profundo das sirenes das motocicletas, a onça, as flâmulas garbosamente conduzidas fixadas aos fuzis tremulando ao vento do Guamá, sob a proteção dos Deuses da Floresta
O desfile vai terminando ... sorrisos, recordações ... o contentamento de todos em estar ali, a vibração, o patriotismo eletriza o éter, faz sonhar.
Um nó na garganta, uma lágrima furtiva que teima em deslizar pela face  de velhos soldados ... Ah se pudessem ficar ...  mas seu tempo se esgotou. Foram apenas alguns instantes concedidos pelo Eterno, nesta noite tão especial.
Por um último momento antes de retornar admiram os uniformes verdes, rostos conhecidos, quando de repente um raio de luz risca o céu azul. Entretidos com a conversa animada, ninguém nota  o suave clarão. As almas dos antigos R/2 se elevam no firmamento.  De volta ao Jardim do Éden, de longe nos enviam suas bênçãos.
Valeu a pena passar pela Casa de Correia Lima. Continuamos unidos, pelas mesmas nobres causas,  pelos mesmos ideais.
No próximo ano mais uma vez estaremos juntos, desta vez em Vitória, para onde convergiremos do Norte e do Sul, da Selva verdejante da Amazonia e da Caatinga, da Montanha e do Pantanal, de todos os recantos onde existe um quartel partirão os antigos alunos, para mais uma vez recordar o Inesquecivel CPOR !
 
SELVA !
BRASIL !

* Velho Artilheiro,  CPOR/RJ Tu 1965

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.   

Envie o seu artigo, a título de colaboração, para: redacao@pantanalnews.com.br

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.