zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meteorologia - 24/10/2014 - 10h46

Temporal devastou estádio e estragos impressionam moradores na Capital




Por Aliny Mary Dias do Campo Grande News / Redação Pantanal News

Estádio teve estrutura totalmente destruída pelo vendaval (Foto: Marcos Ermínio)Estádio teve estrutura totalmente destruída pelo vendaval (Foto: Marcos Ermínio)

O temporal que atingiu alguns bairros de Campo Grande na tarde de ontem (23) deixou, além de prejuízos materiais, moradores abalados e assustados com a força do vento que destruiu o telhado de uma escola pública e de casas do Jardim Monumento, a estrutura da arquibancada do Estádio Jacques da Luz, na Moreninhas e a cobertura uma empresa particular, situada na Gury Marques.

 

Equipes de manutenção estão na Escola Municipal José Dorileo de Pina desde o início da manhã desta sexta-feira (24). Ao todo, segundo a diretora Maria de Fátima Fagundes, cinco salas foram atingidas pelo telhado que cedeu. Três delas são salas de aula, e outras são da coordenação e dos professores.

Apesar do susto e de várias telhas quebradas, nenhum móvel ou equipamento foi danificado. “Agora a equipe está retirando os entulhos porque tem bastante telha quebrada. Acreditamos que a reforma no telhado leve cinco dias para ficar pronta”, explica.

Por sorte dos alunos, a previsão é que nenhum dia de aula seja perdido em função da reforma. Tudo porque nesta sexta-feira não haveria aula em razão de um projeto de extensão. As aulas só voltariam na quarta-feira (29) por conta do feriadão do dia do servidor municipal.

 
Sala de ginásio na Praça Jacques da Luz teve problemas no forro (Foto: Marcos Ermínio)Sala de ginásio na Praça Jacques da Luz teve problemas no forro (Foto: Marcos Ermínio)
 
Móveis e equipamentos foram cobertos com lonas em salas de aula (Foto: Marcos Ermínio)Móveis e equipamentos foram cobertos com lonas em salas de aula (Foto: Marcos Ermínio)
 

O secretário adjunto da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Osvaldo Ramos Miranda explica que os prejuízos ainda estão sendo avaliados e que se caso a reforma não ficar pronta até a quarta-feira, avisos serão emitidos para a comunidade escolar. A instituição possui atualmente 350 alunos e nenhum ficou ferido durante o vendaval.

Os ventos não assustaram só os alunos, moradores do bairro viveram minutos de pânico e afirmam que a sensação era de estar “dentro de um tufão”. Morador há mais de 30 anos do Jardim Monumento, o comerciante Jonas da Silva, 79 anos e deficiente físico, estava no comércio com a esposa, que também é idosa, quando o temporal começou.

“Nós apressamos para fechar as portas de ferro e meu medo era que tudo isso caísse. O teto começou a balançar e ficamos com muito medo”, explica.

O filho do comerciante, Ismael da Silva, 45 anos, mora ao lado do comércio dos pais e estava no centro da cidade quando a chuva começou. Após receber a ligação do pai, ele correu para chegar até a casa. “Parte do beiral do meu telhado foi levado pelo vento, muita água entrou na cozinha porque uma das janelas estava aberta. Foi bastante assustador, todos falam que parecia um tufão”, completa.

A reportagem tentou entrar em contato com a Defesa Civil de Campo Grande para mais informações sobre locais atingidos pelo temporal, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.

 
Empresa na Gury Marques teve a cobertura danificada (Foto: Marcos Ermínio)Empresa na Gury Marques teve a cobertura danificada (Foto: Marcos Ermínio)
 
Idoso se assustou durante temporal e ficou com medo de comércio cair (Foto: Marcos Ermínio)Idoso se assustou durante temporal e ficou com medo de comércio cair (Foto: Marcos Ermínio)
 

Destruição – Outro local que chama a atenção pela destruição causada durante o temporal é o Estádio Jacques da Luz, no bairro Moreninha II. Uma das coberturas da arquibancada foi totalmente destruída, pilastras de concreto e toda a cobertura de zinco foi arrancada do lugar.

Parte do telhado chegou a voar para longe, a vários metros do estádio. O local foi interditado por funcionários do espaço e uma sala, que fica no ginásio ao lado do estádio também foi atingida depois que o forro cedeu e um cano estourou.

A administradora do parque, Edivânia Alves, explica que funcionários da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) devem ir até o complexo ainda hoje para avaliar os prejuízos. "Ficou todo mundo muito assustado, a gente estava aqui e pensou que fosse tornado. Os vizinhos também ficaram com medo", diz.

Funcionários que também se dedicam a contabilizar prejuízos são os da empresa Velutex, situada na Avenida Gury Marques. Parte da cobertura do galpão foi retorcida com os ventos e funcionários trabalham na manutenção do local. No bairro Cidade Morena, na região da empresa, a pavimentação da Rua Minas Novas foi destruída pela enxurrada.

 
Asfalto na Rua Minas Novas foi destruído pela força da enxurrada (Foto: Marcos Ermínio)Asfalto na Rua Minas Novas foi destruído pela força da enxurrada (Foto: Marcos Ermínio)

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
26/04/2017 - 13h05
Frente fria chega ao Estado com chuva e previsão é frio de 8ºC amanhã
25/04/2017 - 15h29
Frente fria chega nesta quarta-feira em MS, trazendo mínima de até 9º C
24/04/2017 - 06h21
Início de semana com tempo seco e temperaturas em elevação; máxima de 33ºC
19/04/2017 - 15h48
Feriado em MS terá chuva, com queda na temperatura e mínima de 11ºC
17/04/2017 - 06h50
Municípios de MS registram mais de 60 milímetros de chuva em 24 horas
 
Últimas notícias do site
26/04/2017 - 16h02
Marinheiros realizam curso de manejo rural
26/04/2017 - 14h30
Vítima de acidente de trabalho é socorrida pelos Bombeiros em Aquidauana
26/04/2017 - 13h05
Frente fria chega ao Estado com chuva e previsão é frio de 8ºC amanhã
26/04/2017 - 12h41
7º Batalhão PM de Aquidauana realiza Campanha do Agasalho
26/04/2017 - 09h04
Dupla é presa com 25 papelotes de cocaína em Aquidauana
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.