zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 08/08/2008 - 08h10

PMA: educação ambiental direcionada às crianças garante adulto responsável




Fabio Pellegrini

Por Notícias MS

       Alunos da Escola Municipal Geraldo Castelo, localizada na Capital, tiveram uma aula muito especial ontem (7). A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental (NEAM/PMA) ministrou palestras aos alunos das primeiras séries do ensino fundamental sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo núcleo, desde a criação da PMA, em 2000, ocasiões em que os policiais explanam às crianças sobre os problemas ocasionados pelo ser humano no ambiente em que vive.

 

Somente hoje, mais de 300 estudantes, com faixa etária de 5 a 12 anos, tiveram a oportunidade de saber mais sobre o uso racional da água, o período de proibição da pesca (piracema), dos problemas causados pelo lixo, pelo desmatamento, pela caça e tráfico de animais silvestres e pelas queimadas.

 

De forma didática, utilizando-se de recursos como banners informativos e animais empalhados, os policiais explanam sobre os temas ambientais. Durante a palestra, os policiais também ensinam as crianças a reciclar papel, mostram artefatos utilizados por traficantes de animais silvestres para burlar a lei e por pescadores predadores, como redes e tarrafas, além de sanar as dúvidas da criançada.

 

O momento de maior surpresa da criançada, porém, é quando tem início o teatro de fantoches, que faz os estudantes rirem e até se emocionarem com os personagens de homens e animais que ilustram situações vividas em casos de queimadas e desmatamentos.

 

Para a diretora da escola, Terezinha Paes Garcia de Lara, a palestra faz parte de um trabalho desenvolvido pela escola, pois a educação ambiental faz parte do conteúdo programático e a palestra vem para concluir o trabalho de educação ambiental desenvolvido nas salas de aulas.

 

“Por várias vezes, pais de crianças que assistiram as palestras nos encontram e dizem que, ao jogarem uma latinha de alumínio para fora do carro, foram reprimidas pelos filhos. Aí que percebemos como nosso trabalho é gratificante. Estamos plantando pequenas sementes hoje, conscientizando essas crianças que num futuro próximo serão cidadãos conscientes e zelosos pelo meio ambiente”, revela a sargento Eveny.

 

Ela diz também que a legislação ambiental infelizmente é pouco conhecida da população e que as crianças tornam-se agentes multiplicadores da consciência ambiental: “Porém atualmente existe uma preocupação maior da população com o meio ambiente”.

 

Preservar o futuro

 

O NEAM/PMA conta com dois biólogos, uma turismóloga, um gestor ambiental e um taxidermista, todos policiais, sendo que quatro deles possuem especialização em Educação Ambiental.

 

No ano passado, o núcleo realizou atividades em 54 escolas e também em eventos e indústrias, conscientizando 13.328 pessoas, entre jovens, adultos e crianças, sobre as conseqüências da má utilização dos recursos naturais e da importância dos mesmos para o ser humano. Já este ano, mais de 7 mil estudantes já participaram das atividades e até o dezembro a meta é dobrar o número de espectadores.

 

O núcleo também sempre se faz presente em feiras e exposições, principalmente no interior do Estado, realizando atividades como o plantio de mudas de espécies nativas da flora regional, limpeza de rios e córregos, aulas de reciclagem de papel, entre outros, em datas alusivas ao meio ambiente, como a semana da água, da fauna, da árvore, etc.

 

Em breve, a PMA vai poder contar com um ônibus, doado pela Receita Federal, que foi completamente reformado através de um projeto apoiado pela empresa Energest, o qual vai se transformar no museu itinerante de animais empalhados e terá mais mobilidade para exercer sua função de difusor de educação ambiental.

 

“Educação ambiental é prioridade e os crimes ambientais muitas vezes são irreversíveis. Realizando este trabalho educacional com crianças e jovens de forma intensa, certamente vamos diminuir as infrações ambientais do futuro”, afirma o biólogo e capitão da PMA Ednilson Queiroz.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
Dorisvaldo Moreira da Silva, em 31/03/2009 - 21h21

Olá colega, Sou Policial Ambiental de Brasília, gostei muito desta matéria da Polícia Ambiental. Também gostaria de sabe mais sobre o Museu Itinerante, porque também trabalhando com um projeto de Museu Itinerante. Por favor me manda uma luz! Abraço.

 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 11h52
PMA de Aquidauana autua assentados por exploração ilegal de aroeira
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.